quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estrias



Oi, meninas. Hoje vou falar o que estou fazendo para evitar que mais estrias apareçam em meu corpo. Até porque, já tem algumas e não preciso de mais, né?
Decidi falar sobre isso porque, hoje à noite, quando terminei de tomar banho, fui passar o produto que uso para previnir mais estrias e vi que, apesar de passá-lo com pouca frequência, minha pele está com menos estrias que antes, pois as que estavam no início deram uma desaparecida. Maravilha!

ESTRIAS

As estrias representam uma das principais preocupações das mulheres. Elas se formam devido ao rompimento das fibras elásticas da pele, formando uma lesão como se fosse um corte. Com o tempo, forma-se uma espécie de "cicatriz" no local. Nas mulheres, os principais locais de surgimento são as nádegas, o quadril, a região lombar, a barriga e os seios. Infelizmente, ainda não existe cura para as estrias, porém com tratamentos disponíveis atualmente consegue-se suavizar, e muito, essas linhas que deformam a pele.

Os fatores supostamente associados ao desenvolvimento das estrias são os seguintes:
  • Genética: A elasticidade e a resistência da pele são características herdadas. Se a mãe ou a avó apresentavam uma pele mais resistente e elástica, a chance de ter estrias diminui.
  • Alterações hormonais: Os hormônios femininos podem levar a alterações das proteínas da pele, aumentando o risco.
  • Gravidez: Caso não haja um controle adequado do peso. Os seios são um local muito comum de aparecimento.
  • Alterações de peso: O famoso "efeito sanfona" (medo dele!) favorece o estiramento da pele, com consequente ruptura das fibras elásticas.
  • Uso de corticóides: São medicamentos antiinflamatórios. Eles parecem estar associados a redução da elasticidade da pele.
  • Musculação: Nesse caso, os mais afetados são os homens. Quando exageram nos exercícios, o aumento muscular força as fibras, que se rompem.


As estrias podem ser de dois tipos:
  • Rosadas: São as estrias que se formaram mais recentemente, apresentando essa coloração devido ao rompimento dos vasos sanguíneos da região. Nessa fase, os tratamentos costumam fornecer resultados mais satisfatórios.
  • Nacaradas (oi?): São as estrias antigas, nas quais já ocorreu a formação da fibrose (ou cicatriz). Nessa fase, elas são esbranquiçadas. Os tratamentos conseguem promover seu estreitamento ou atenuação.


É muito importante enfatizar o papel da prevenção, já que, mesmo com as terapias mais atuais, é impossível eliminar completamente as estrias. Assim, nada melhor que previnir o surgimento de novas lesões. Porém, mesmo observando todas as recomendações, o risco ainda existe.
As recomendações são as seguintes:
  • O principal é manter o corpo bem hidratado. Beba pelo menos 2 litros de água por dia e use creme hidratante à base de água. Esses cremes devem ser ricos em emolientes à base de colágeno, elastina, lipossomas, alfa-hidróxiácidos, uréia, lactato de amônia e óleos vegetais. A melhor lubrificação melhora a resistência da pele contra a ruptura das fibras.
  • Usar, sempre, protetor solar.
  • Evitar oscilações muito grandes de peso.
  • Ativar a circulação da pele é importante, com jatos de ducha quente e fria alternados.
  • Evitar o uso de roupas apertadas e o tabagismo.
  • Praticar atividades físicas regularmente, mas com moderação.
  • Utilizar sutiãs adequados, pois ajudam a sustentar o peso dos seios.
  • Alimentar-se bem, ingerindo quantidades adequadas de frutas e vegetais frescos. A vitamina C presente nesses alimentos é um importante antioxidante e ajuda na formação das proteínas.  


E não termina aqui. O oléo de amêndoas também é ótimo no tratamento e prevenção de estrias, usado diariamente no corpo, com pequenas massagens circulares, hidrata profundamente a epiderme, evitando a formação de estrias depois de uma dieta ou fases de inchaço, como o período menstrual. Usado todos os dias em todo o corpo, principalmente nos seios, barriga e pernas, zonas mais comuns das estrias. \o/

E, esse é o meu aliado no combate às estrias. Porém, o meu tá no finalzinho e já irei providenciar um novo. Uso o óleo de amêndoas Paixão. O meu é o rosa (sedução), mas irei trocar pelo azul.
Fica a dica!



Beijinhos ligth!

3 comentários:

  1. Oi Pri vim te conhecer e vou te seguir viu, assim fica mais fácil a gente saber uma da outra...

    ó espera só um pouquinho que já já te envio o pdf do livro, já tá carregando..

    Bjinhusssssssss da Lu

    ResponderExcluir
  2. oi pri, seu blog cada dia que passa ta mais lindo e cheio de dicas! ameiii

    olha, dar uma olhada no meu blog! tem presentinho p vc!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. olá, queria saber se vc tem uma dica para quem quer tambem eliminar as celulites qual a melhor atividade?
    tenho 20 ANOS MAIS tenho muita celulite o que faço? email
    tiagoecibelly@hotmail.com

    ResponderExcluir