segunda-feira, 25 de julho de 2011

Será que vale à pena???




SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!

Pois é, com certeza!

Nossa, estou tão feliz. Estou fazendo a minha RA direitinho desde quarta-feira passada. Na verdade comecei na terça, mas na própria terça, jaquei. Equilibrei meu café da manhã, almoço, mas quando chegou o lanche da tarde (nesse dia era só um lanche da tarde), me acabei com um pedaço de um pão massa fina grande, um pedaço grosso de queijo mussarela e muito café com açúcar. Fiquei decepcionada comigo. Porém acho que no primeiro dia você acaba se sentindo meio desnorteada. Uma vida nova, novos hábitos, novos sabores, novas regras e horários, daí nem tudo sai perfeito.

No outro dia, quarta-feira, decidi que realmente era o que eu queria e decidi superar tudo. Admiti meu fracasso e o superei. Desculpei-me pelo que fiz e segui em frente. Aquele era outro dia. Não deu certo começar na terça, mas isso não queria dizer que eu não poderia começar na quarta. Não precisa ser o fim de tudo, apenas o início com um pequeno deslize.

E assim, ciente e decidida do que queria, comecei minha RA na quarta-feira.

Bom, não vou mentir (porque é feio), ainda me senti um pouco desnorteada. Porém, regulei um pouco mais meu cardápio e comprei adoçante, que está fazendo uma diferença pra lá de enorme na minha RA. Venhamos e convenhamos, tomar líquidos (exceto água) sem açúcar é terrível, pra quem passou a vida inteira tomando bebidas muitooooo doces.

Tinha decidido tomar suco de maçã no café da manhã, pois são apenas 7 pontinhos. Desisti. Gente, tem um gosto não muito interessante. Dá ideia de que você, realmente, está de dieta. Enfim, não gostei. E, ainda fiquei com dor de cabeça, pois não tomava café. Foi, então, onde o adoçante resolveu meus problemas e matou dois coelhos de uma cajadada só, rs. Agora, fazendo uso de adoçante, não fico com dor de cabeça e ainda não gasto pontos com café, pois ele vale ZERO. Adorei! Agora mesmo, neste momento, estou tomando um cafezinho delicioso e ZERO, rs.

Ai ai, tanta coisa, nem sei por onde começar. Bem, tô seguindo a dieta dos pontos direitinha. Fiz dois testes pra saber minha quantidade de pontos diários, porém em um deu mais ou menos 380 e no outro 390, não sei com exatidão o terceiro dígito. Achei estranho resultados diferentes pra uma mesma dieta, além de alguns alimentos terem pontos diferentes em fontes diferentes.

O que fiz? Resolvi ter uma meta própria. Uma pontuação diária própria. Decidi, então, que posso consumir diariamente 300 pontos, conforme recomendado na fonte onde mais pego auxílio. Pronto, embora meu valor seja quase 100 pontos a mais, decidi ficar nos 300 mesmo e estou tendo maravilhosos resultados. o/

Como estão sendo esses dias? Não vou mentir, as vezes é bem complicado. Sinto fome; sinto vontade de comer algumas coisas super calóricas; apesar dos poucos dias de dieta, as vezes dá vontade de chutar o pau da barraca; fico com muito medo de ultrapassar meu limite; fico imaginando quanto tempo ainda tenho pela frente fazendo dieta e me abstendo de algumas coisas; as vezes não gosto muito da comida; mas a vida é assim, precisa de sacrifícios. E como li, outro dia, o blog da Michele ("emagrecimento feliz e saudável"), QUEM MANDA AQUI SOU EU!!! Não vou deixar desejo nenhum ser mais forte que minha força de vontade, ser mais forte que eu.

A pior coisa que sinto é o desejo, mesmo. Às vezes dá vontade de comer aquilo que comia antes ou uma comida gostosa que é servida pra todos em casa, menos pra mim. Mas, não adianta. Vou comer, e apenas vinte minutos depois, estarei decepcionada, envergonhada e lamentando pelo que fiz. Então, NÃO! Não vou deixar a vontade ser mais forte que eu. o/

Porém, sábado fui visitar meus amigos que tanto adoro, pois na mesma semana tinha sido aniversário de um deles. Lanchei antes de sair de casa, levei uma maçãzinha dentro da bolsa, dispensei o almoço delicioso que eles compraram em um ótimo restaurante, maaasss quando menos esperamos, minha amiga comprou um bolo de brigadeiro pra comemorar o aniversário (atrasado) do nosso amigo. Aí não deu outra. Tinha, queria e ia comer o bolo. Só que tenho que ter consciências das consequências, sempre. Daí, peguei um pedaço finissímo, uns 100mL de refri e comi. Mas, embora tenha me dado tal luxo, não ultrapassei meus 300 pontos diários. Dormi com 2 colheres de cenoura, 2 colheres de beterraba e um peito de frango assado, mas não passei vontade, nem meus 300 pontos diários. \o/

E porque fiz tamanho esforço? Por que estava feliz. Antes de ir à casa dos meus amigos, encontrei meu noivo no centro da cidade pra me acompanhar enquanto me pesava. Fui pro tudo ou nada. Sabia que na casa dos meus amigos ia ter muita comida gostosa, além de várias guloseimas, e eu não resistiria, a menos que...

... acontecesse o que aconteceu. Fui me pesar e quando vi, nem acreditei. Dois, é isso mesmo, dois quilos a menos em aproximadamente 4 dias de dieta. Fiquei muito surpresa. E mais feliz ainda. Nossa, quanta felicidade ver que voltei a ficar abaixo d0 meu limite de 85Kg. Esse limite que nunca imaginei que ultrapassaria.

Tudo bem que só são 500g a menos do limite, mas é muito. Ultrapassar de um valor que você acha que nunca vai atingir na vida, é frustante.

No início da dieta eu havia colocado um post dizendo que não sabia quanto estava pesando de fato. E não sabia mesmo. Suponho que estava em torno dos 86,5Kg. Fiquei tão atarantada quando vi o valor, que nem decorei o que vinha depois dos 86. Mas sei que não era pouco, não. Pois só lembro que fiquei abismada com os 86 e um terceiro dígito muito significante, que me arrisco a dizer que era mais de 5, ou seja mais de 500g. Portanto, considerarei que estava pesando, no início de tudo, 86,5Kg.

Depois, conversando com minha mãe, relembrei que sempre tive facilidade em perder quilos. Sempre mesmo. Quando era adolescente, bastava ficar uma noite sem jantar, que emagrecia e voltava a ter um corpinho lindo. E, que apesar da quantidade de tempo que só como, como e como, não engordei tanto quanto poderia ter engordado. Afinal, não fazia exercícios físicos. E essa facilidade também é verificada quando lembro que perdi 10Kg em um mês, só ensaiando pra dançar quadrilha durante o período de festas juninas, e esses ensaios só ocorriam nos fins de semana, durantes duas horas.

Bom, mas feliz estou. Me inspirando cada vez mais com esses blogs maravilhosos que encontro. Verdadeiras lições de vida. Não sei o que aconteceu com o Blog da Gugui, que mencione no post anterior. Quando acessei no outro dia, não está mais no ar. Fiquei triste por isso, mas estou visitando sempre a comunidade dela no orkut. Espero que o blog esteja só com um defeitinho e depois volte ao normal. Pois, embora faça muito tempo que ela não posta, vale muito a pena ler os posts da saga dela rumo ao emagrecimento.

Vou ficando por aqui. Já está na minha hora. Acho que no próximo post, colocarei meus cardápios a partir da quarta-feira, onde comecei oficialmente a RA. Está tudo anotado, só esperando ser repassado pra cá. Vocês verão que são coisas simples que como nas refeições, mas que fazem uma grande diferença, e que espero, de verdade, que continuem fazendo.

Assim, encerro esse post com muita esperança de que a acada dia estou mais magra que sábado, ou seja, que estou abaixo dos 84,5Kg, mais longe dos 85Kg e mais perto do meu objetivo.

Boa noite à todos.

Beijinhos light!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Algumas recomendações para a Dieta dos Pontos


Encontrei algumas recomendações que me ajudaram bastante em algumas dúvidas que fiquei sobre a Dieta dos Pontos.


Dê uma olhadinha nas recomedações a seguir:



  • No caso de produtos industrializados, a precisão será maior se você dividir o total de calorias, indicado no rótulo do alimento, por 3,6 (que é o valor de 1 ponto). Aí fica muito fácil e acessível se você comprar algum lanchinho e na hora não tiver com a tabelinha em mãos :)


  • Aprenda o seguinte truque: ao ler, por exemplo, os pontos de um filé de frango ou de qualquer outro alimento sem nenhuma especificação da forma de preparo, eles se referem a uma preparação assada, grelhada ou cozida.


  • Se a comida for preparada com fritura simples, aquela de imersão, então você deverá multiplicar os pontos indicados na tabela por 3. Já se for um prato à milanesa ou empanado, você deverá multiplicar os pontos da tabela por 4. Na minha opinião esse detalhe é devastador hehehe. Nessa hora temos que fazer escolhas pra lá de inteligentes, né? Pois, é muito melhor, na minha opinião, você abrir mão de um óleozinho na comida e não usar três vezes a quantidade de pontos que você usaria se comece um grelhadinho ou assado, por exemplo, que é muito gostoso e muito mais saudável, né? #Fica a dica ;)


  • Nas grandes refeições, como almoço e jantar, você já deve descontar 15 pontos logo no início. Esses pontos se referem ao tempero usado para preparar a comida. Eles incluem até o óleo do preparo - que pode ser qualquer um de sua preferência, como soja, milho, girassol, canola ou azeite de oliva. Desse modo, um indivíduo com o limite de 330 pontos tem, na realidade, 300 pontos para consumir os mais variados alimentos, porque 30 pontos ele desconta em função do tempero. Atenção pra isso, galera. Afinal de contas, sempre é necessário incluir esses pontos "extras" no cálculo final de pontos diários. Então, ATENÇÃO!


  • O tempero acrescentado à mesa deve ser computao à parte. Portanto, além dos 15 pontos de cada refeição, você deverá descontar o molho da salada ou aquele fio de azeite sobre uma fatia de pizza, por exemplo. Cuidado com esses acréscimos à mesa, hein?


Sempre que necessário, faça as seguintes conversões:



  • 1 colher de sopa = 3 colheres de chá


  • 1 escumadeira média = 5 colheres de sopa


  • 1 concha média = 5 colheres de sopa


  • 1 xícara de chá = 7 colheres de sopa


Temperos que não valem pontos:

Aceto balsâmico; Alcaparras ; Alecrim; Alho; Baunilha; Canela; Cheiro-verde; Coentro; Cominho; Curry; Cravo; Ervas finas; Estragão; Gengibre; Hortelã; Louro; Manjericão; Manjerona; Mostarda em grãos; Orégano; Páprica; Pimenta; Pimenta-do-reino; Raiz-forte; Sal; Salsa; Sálvia; Shoyu; Suco de limão; Tomilho; Vinagre.



Você também pode usar adoçante dietético à vontade.


Depois dessa diquinhas, vou ficando por aqui e volto em breve. E minha RA tá indo.


Beijinhos light!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dieta dos pontos





Com a Dieta dos Pontos ao invés de você controlar as calorias, você passa a controlar os pontos. Você pode comer qualquer coisa e cada ponto equivale a 3,6 calorias.

De um modo geral, as mulheres devem somar 300 pontos diários e os homens 400 pontos. Porém somos todos diferentes. Logo, o que vale para um não quer dizem que vai valer para outro. Portanto, exite um cálculo mais apropriado, que leva em consideração alguns fatores pessoais. Vou disponibilizar o link desse cálculo em breve.

A quantidade e a variedade são as principais características desta dieta que é uma verdadeira reeducação alimentar devido ao fato de você passar conhecer o valor de cada alimento que come.

O Sistema de Pontos

Dr. Alfred Halpern, professor da USP - "O Sistema de Pontos é uma filosofia, não uma dieta. Eu me formei em 1966 e, quando fui trabalhar no consultório, em 1969, já tinha feito residência em clínica médica, estava fazendo endocrinologia e aprendia tudo, menos como resolver o problema da maioria de meus pacientes: o excesso de peso. Na verdade, de 70% a 80% da clientela de um endocrinologista é constituída por gente que quer emagrecer. Diante disso, pensei: já que o problema é esse, vou tentar resolvê-lo direito.

Naquela época havia pouco material sobre obesidade. Agora, há uma enxurrada tão grande que não é mais possível acompanhar tudo o que se publica a respeito do tema.

Observando o que acontecia, minha primeira conclusão foi que todo mundo fazia uma dieta burra, parecida com a do Dr. Atkins: carne, verdura, duas colheres de arroz, uma de feijão, salada e quatro frutas por dia.

Consequentemente, ninguém aguentava segui-la por muito tempo. Foi, então, que me surgiu a ideia de que uma dieta só funcionaria se o indivíduo pudesse comer de tudo e comecei a catalogar os alimentos atribuindo a cada um deles uma unidade chamada pontos. Não se trata de nehuma novidade porque quem inventou pontos foi Deus quando criou as calorias. Cada ponto vale 3,6 calorias.

No Sistema de Pontos, a pessoa pode comer de tudo, mas precisa ir anotando o que comeu para controlar o número de pontos ingeridos num dia e que não pode ultrapassar uma quantidade previamente calculada de acordo com seu peso, idade, sexo e atividade física.

Não adianta nada a pessoa conhecer a tabela de pontos e não houver certa interação com uma nova filosofia que pressupõe conhecimento do processo e determinação.

Hoje vou comer feijoada, mas amanhã farei refeições menores para compesar. Nas dietas tradicionais o que acontecia? O sujeito quebrava o regime e comia feijoada. Pronto! achava que tinha estragado tudo e desistia da dieta. No Sistema de Pontos, feijoada não é um prato proibido desde que no dia seguinte a pessoa consiga compensar a extravagância ingerindo menos calorias."



Vantagens da Dieta dos Pontos



Uma das vantagens da dieta dos pontos é praticidade e comodidade, já que a pessoa pode comer de tudo desde que não ultrapasse o limite de pontos. Além disso, a tabela da dieta dos pontos é mais fácil de ser utilizada do que memorizar o número de calorias de cada alimento.

Outro fator que pode ser positivo é que, como a pessoa tem liberdade para comer o que gosta desde que não ultrapasse o limite de pontos, há maiores probabilidades dela não abandonar a dieta.



Desvantagens da Dieta dos Pontos



Se por um lado, a liberdade de escolha dos alimentos torna a dieta dos pontos tentadora, por outro lado ela pode tornar-se danosa à saúde.

A Dieta dos Pontos vai de encontro ao que se entende por dieta balanceada, nos quais os alimentos devem ser distribuídos proporcionalmente entre carboidratos, gorduras e proteínas.

A nutricionista Marília Fernandes, especialista em Nutrição em Saúde Pública pela Escola Paulista de Medicina faz críticas à dieta: "O foco está apenas no valor calórico dos alimentos e não no valor nutricional. Se provarmos nosso organismo de nutrientes essenciais ao seu perfeito funcionamento, podemos acabar desenvolvendo a 'fome oculta', que, a longo ou médio prazos, pode acarretar uma série de doenças, como osteoporose, diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão, por exemplo."



Depois de expôr à todos a Dieta dos Pontos, tenho o enorme prazer de dizer que estou seguindo-a. Ela é uma verdadeira reeducação alimentar, pois permite que você coma tudo, mas com responsabilbidade e moderação, que é o que nos falta.



Desejo que nossa reeducação alimentar seja um verdadeiro SUCESSO.



Beijinhos light!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Chega de planejar! Mãos à obra!




Tava mais do que na hora de parar de tanto planejar e só adiar. Comecei minha RA hoje. EEEEEEEBBBBBBBBAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

Não adianta ficar planejando, planejando e o tempo passando enquanto isso.

Claro, que ainda continuo querendo saber qual o meu peso de fato, mas isso não precisa ser um empecilho na minha RA. Até porque isso só faz é piorar, pois o tempo tá passando e eu comendo do mesmo jeito de sempre, ou seja, engordando.


Fiquei envergonhada e triste comigo mesma só de pensar que estava adiando porque não sabia meu peso exato. E vi que isso não é nenhum motivo pra ficar adiando, ou melhor, isso não é nada na frente de coisas que acontecem na vida de umas estrelinhas que são uma verdadeira lição de vida.

Ontem à noite, navegando net à fora, me deparei com uma comunidade no orkut sobre RA, daí a dona da comunidade tem um blog. Fui direto no blog, claro. Gente, que mulher é aquela? Uma lição de vida em pessoa. Li o blog quase todo ontem pela madrugada. Só parei de ler porque estava com sono e tinha que acordar cedo hoje pra ir à feira comprar algumas frutas e verduras que estavam faltando para minha RA.


Sabe o que é você ficar apaixonada por um encanto de pessoa? Foi assim que fiquei. Ela é uma estrela que Deus enviou à Terra pra superar limites e fornecer brilho às pessoas que precisam. Um verdadeiro incentivo. Passou por um desafio atrás do outro, envolvendo perda e quase perda de ente querido.


Ela se chama Elenir. Linda, maravilhosa e agora, magra. Chegou a eliminar mais de 50Kg. Fiquei maravilhada com sua história de vida, sua luta e perserverança, além de suas palavras de incentivo e carinho. Ainda estou lendo seu blog, que se chama BLOG DA GUGUI e ficando cada vez mais sua fã. E, embora ela nem sabe que existo, tenho o prazer de revelar que ela é uma fonte de inspiração, e pelas suas palavras parei de adiar e comecei minha RA. Beijo flor!



Bom, vou indo. Mais tarde ou amanhã postarei sobre meu primeiro dia de RA. Por enquanto, vou adiantando que estou tranquila, sem sentir desespero e empolgadissíma.


Que Deus forneçar forças à mim e à você. E mãos à obra.


Beijinhos light.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Planejando...







Passando por aqui pra dizer que ainda não comecei a dieta e a minha RA.



Ainda estou com a mesma força de vontade da última postagem, mesmo sendo 10 dias depois. Não comecei minha RA (Reeducação Alimentar), pois ainda estou planejando algumas coisas. Vou fazer essa RA baseada na Dieta dos Pontos. E isso requer mais tempo do que pensei.



Ainda estou olhando as tabelas dos pontos, de cada uma das categorias estou listando os alimentos que posso consumir sem ter a impressão de que vivo em uma dieta sem fim e dentre esses alimentos, aqueles que terei fácil acesso.



Nunca pensei que fosse tão difícil planejar uma dieta; montar cardápios, pois terei que montar pelo menos uns 3 ou 4, pra não comer as mesmas coisas, nos mesmos horários, todos os dias.



Até agora só planejei um único cardápio, porém possuem coisas que gosto, que não me darão uma forte impressão (e pressão) de dieta. Selecionei alimentos que nunca comi antes, mas que me arrisco a provar e espero que goste muito, como por exemplo, acelga, que dizem que é uma delícia; e brocólis, que também não sei se é bom.



Em um post futuro, falarei sobre a dieta dos pontos. Espero que gostem. Eu gostei de tudo que li sobre ela, até agora. Claro, que como em qualquer coisa, existem seus prós e contras.



Ainda tenho que me pesar pra saber exatamente quanto estou pesando. Quero saber meu peso cravadinho, para tomar base de quanto devo perder realmente e controlar esse peso. Na última vez que me pesei, estava com 86Kg e alguma coisa, que não lembro direito, pois estava com pressa, constrangida de estar me pesando com algumas pessoas me olhando e, além de tudo, estava com meu noivo, que, claro, não tem nenhum preconceito quanto a isso, mas venhamos e convenhamos, é constrangedor uma mulher revelar seu peso exato para seu companheiro.



Enfim, meus próximos passos antes do início da RA é me pesar, comprar alguns alimentos que não fazem parte do meu dia-a-dia, planejar mais uns 2 ou 3 cardápios, pelo menos, e planejar os horários exatos dessas refeições, além de encontrar alguma atividade física que posso fazer, sem achar um saco.



Espero começar a RA ainda nesta semana, pois é a penúltima semana de férias, onde é o momento propício para adquirir e adaptar novos hábitos, alimentares e físicos, inclusive.



Portanto, farei o possível para começar a RA o mais rápido possível, com responsabilidade. Espero, de verdade, que no próximo post ou no depois do próximo, já traga a grande notícia de que estou fazendo a RA direitinho.



Rumo ao emagrecimento saudável, já!



Beijinhos light!

sábado, 9 de julho de 2011

Um ano depois...


Na verdade, só um pouco mais que isso, para ser exata. Com muita vergonha, farei, agora, meu segundo post.


Hoje, olhando esse blog, vi que faz um pouco mais de um ano que fiz essa primeira e última postagem (até então), com uma grande convicção de que tudo sairia como o planejado. Mas, a verdade é que nada disso aconteceu.

Um ano depois, cá estou, para revelar que mais ou menos alguns dias depois dessa postagem parei a dieta, ou nem a fiz de fato. Não estou com o mesmo peso de antes, e sim, com 86Kg e pouco, se é que ainda pode-se usar a expressão "e pouco" depois de 86Kg.

Minha vida foi um corre-corre nesse período de um ano. Comecei um novo curso, em uma nova faculdade, porém é o que realmente quero pra minha vida. Não tive tempo pra nada. Prova em cima de prova, trabalhos, conteúdos que nunca tinha visto na minha vida que precisavam de uma base que eu não tinha. Enfim, foi um sufoco. Mas já estou me acostumando com essa rotina desafiadora.

Agora, de férias, pretendo começar, de verdade, minha dieta. Nunca tinha passado dos 85kg, e isso aconteceu agora. Me sinto feia, com uma imagem não tão agradável, com vergonha do meu corpo, com uma saúde e disposição não muito legal.

Venho agora, com uma nova proposta de fazer uma dieta balanceada e saudável. Começo nas férias, para que quando volte à estudar, consiga uma rápida adaptação. Começarei dia 11 de julho (segunda-feira), porque ainda tenho que me pesar e montar um cardápio bem interessante, além de comprar alguns ingredientes que estão faltando.

Irei postar, se possível diariamente, o cardápio do dia. Farei minha dieta baseada na Dieta dos Pontos. Nos próximos post detalharei um pouco mais sobre minha dieta.

Agora (realmente)... decidi emagrecer.



Beijinhos light!