segunda-feira, 25 de julho de 2011
Será que vale à pena???
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Algumas recomendações para a Dieta dos Pontos
- No caso de produtos industrializados, a precisão será maior se você dividir o total de calorias, indicado no rótulo do alimento, por 3,6 (que é o valor de 1 ponto). Aí fica muito fácil e acessível se você comprar algum lanchinho e na hora não tiver com a tabelinha em mãos :)
- Aprenda o seguinte truque: ao ler, por exemplo, os pontos de um filé de frango ou de qualquer outro alimento sem nenhuma especificação da forma de preparo, eles se referem a uma preparação assada, grelhada ou cozida.
- Se a comida for preparada com fritura simples, aquela de imersão, então você deverá multiplicar os pontos indicados na tabela por 3. Já se for um prato à milanesa ou empanado, você deverá multiplicar os pontos da tabela por 4. Na minha opinião esse detalhe é devastador hehehe. Nessa hora temos que fazer escolhas pra lá de inteligentes, né? Pois, é muito melhor, na minha opinião, você abrir mão de um óleozinho na comida e não usar três vezes a quantidade de pontos que você usaria se comece um grelhadinho ou assado, por exemplo, que é muito gostoso e muito mais saudável, né? #Fica a dica ;)
- Nas grandes refeições, como almoço e jantar, você já deve descontar 15 pontos logo no início. Esses pontos se referem ao tempero usado para preparar a comida. Eles incluem até o óleo do preparo - que pode ser qualquer um de sua preferência, como soja, milho, girassol, canola ou azeite de oliva. Desse modo, um indivíduo com o limite de 330 pontos tem, na realidade, 300 pontos para consumir os mais variados alimentos, porque 30 pontos ele desconta em função do tempero. Atenção pra isso, galera. Afinal de contas, sempre é necessário incluir esses pontos "extras" no cálculo final de pontos diários. Então, ATENÇÃO!
- O tempero acrescentado à mesa deve ser computao à parte. Portanto, além dos 15 pontos de cada refeição, você deverá descontar o molho da salada ou aquele fio de azeite sobre uma fatia de pizza, por exemplo. Cuidado com esses acréscimos à mesa, hein?
- 1 colher de sopa = 3 colheres de chá
- 1 escumadeira média = 5 colheres de sopa
- 1 concha média = 5 colheres de sopa
- 1 xícara de chá = 7 colheres de sopa
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Dieta dos pontos
terça-feira, 19 de julho de 2011
Chega de planejar! Mãos à obra!
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Planejando...
Passando por aqui pra dizer que ainda não comecei a dieta e a minha RA.
Ainda estou com a mesma força de vontade da última postagem, mesmo sendo 10 dias depois. Não comecei minha RA (Reeducação Alimentar), pois ainda estou planejando algumas coisas. Vou fazer essa RA baseada na Dieta dos Pontos. E isso requer mais tempo do que pensei.
Ainda estou olhando as tabelas dos pontos, de cada uma das categorias estou listando os alimentos que posso consumir sem ter a impressão de que vivo em uma dieta sem fim e dentre esses alimentos, aqueles que terei fácil acesso.
Nunca pensei que fosse tão difícil planejar uma dieta; montar cardápios, pois terei que montar pelo menos uns 3 ou 4, pra não comer as mesmas coisas, nos mesmos horários, todos os dias.
Até agora só planejei um único cardápio, porém possuem coisas que gosto, que não me darão uma forte impressão (e pressão) de dieta. Selecionei alimentos que nunca comi antes, mas que me arrisco a provar e espero que goste muito, como por exemplo, acelga, que dizem que é uma delícia; e brocólis, que também não sei se é bom.
Em um post futuro, falarei sobre a dieta dos pontos. Espero que gostem. Eu gostei de tudo que li sobre ela, até agora. Claro, que como em qualquer coisa, existem seus prós e contras.
Ainda tenho que me pesar pra saber exatamente quanto estou pesando. Quero saber meu peso cravadinho, para tomar base de quanto devo perder realmente e controlar esse peso. Na última vez que me pesei, estava com 86Kg e alguma coisa, que não lembro direito, pois estava com pressa, constrangida de estar me pesando com algumas pessoas me olhando e, além de tudo, estava com meu noivo, que, claro, não tem nenhum preconceito quanto a isso, mas venhamos e convenhamos, é constrangedor uma mulher revelar seu peso exato para seu companheiro.
Enfim, meus próximos passos antes do início da RA é me pesar, comprar alguns alimentos que não fazem parte do meu dia-a-dia, planejar mais uns 2 ou 3 cardápios, pelo menos, e planejar os horários exatos dessas refeições, além de encontrar alguma atividade física que posso fazer, sem achar um saco.
Espero começar a RA ainda nesta semana, pois é a penúltima semana de férias, onde é o momento propício para adquirir e adaptar novos hábitos, alimentares e físicos, inclusive.
Portanto, farei o possível para começar a RA o mais rápido possível, com responsabilidade. Espero, de verdade, que no próximo post ou no depois do próximo, já traga a grande notícia de que estou fazendo a RA direitinho.
Rumo ao emagrecimento saudável, já!
Beijinhos light!
sábado, 9 de julho de 2011
Um ano depois...
Na verdade, só um pouco mais que isso, para ser exata. Com muita vergonha, farei, agora, meu segundo post.
Um ano depois, cá estou, para revelar que mais ou menos alguns dias depois dessa postagem parei a dieta, ou nem a fiz de fato. Não estou com o mesmo peso de antes, e sim, com 86Kg e pouco, se é que ainda pode-se usar a expressão "e pouco" depois de 86Kg.
Minha vida foi um corre-corre nesse período de um ano. Comecei um novo curso, em uma nova faculdade, porém é o que realmente quero pra minha vida. Não tive tempo pra nada. Prova em cima de prova, trabalhos, conteúdos que nunca tinha visto na minha vida que precisavam de uma base que eu não tinha. Enfim, foi um sufoco. Mas já estou me acostumando com essa rotina desafiadora.
Agora, de férias, pretendo começar, de verdade, minha dieta. Nunca tinha passado dos 85kg, e isso aconteceu agora. Me sinto feia, com uma imagem não tão agradável, com vergonha do meu corpo, com uma saúde e disposição não muito legal.
Venho agora, com uma nova proposta de fazer uma dieta balanceada e saudável. Começo nas férias, para que quando volte à estudar, consiga uma rápida adaptação. Começarei dia 11 de julho (segunda-feira), porque ainda tenho que me pesar e montar um cardápio bem interessante, além de comprar alguns ingredientes que estão faltando.
Irei postar, se possível diariamente, o cardápio do dia. Farei minha dieta baseada na Dieta dos Pontos. Nos próximos post detalharei um pouco mais sobre minha dieta.
Agora (realmente)... decidi emagrecer.